AMBIMA CPA 10 – 3 Passos sobre a preparação para se certificar e um erro comum que você deve evitar4

ANBIMA CPA 10

AMBIMA CPA 10 – 3 Passos sobre a preparação para se certificar e um erro comum que você deve evitar

 

 

Você trabalha em uma instituição financeira, ou quer ser um profissional bem-sucedido?

 

Então, não fique de fora, e obtenha a certificação ANBIMA CPA 10 e deixe seu currículo mais atrativo.
Quer saber como obter a certificação ANBIMA CPA 10? Continue lendo, e saiba como se certificar, os passos para conseguir a certificação e o que pode te impedir de conseguir a tão sonhada certificação!

 

O que é ANBIMA CPA 10?

 

 

AMBIMA CPA 10 - 3 Passos sobre a preparação para se certificar e um erro comum que você deve evitar

 

 

Sua abreviação significa: Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e Capitais.

 Como explica o Blog Toro Investimentos.

 

Se estabeleceu em outubro de 2009, com a união da Associação Nacional dos Bancos de Investimentos (ANBID) e a Associação Nacional das Instituições do Mercado Financeiro (ANDIMA).

 

Em seu site oficial, a ANBIMA cita nomes  de instituições financeiras como: bancos, gestoras, corretores, distribuidoras e administradoras.

 

As missões da ANBIMA são Informar, Representar, Autorregular e Educar. As organizações financeiras devem seguir as normas e os códigos de regulação estabelecidas por ela.

 

Dessa forma a ANBIMA é uma reguladora do mercado financeiro.

 

 

Conheça cada uma das missões da ANBIMA:

 

 

Informar

 

Mais uma vez o conhecimento entra em cena. A Associação tem se aplicado bastante em divulgação, para que as pessoas tenham mais acesso à informação e os segmentos que representa.

Além de manter o conteúdo, visto que sempre há alterações nas regras.

 

Representar

 

Como vimos acima, a Associação representa várias instituições financeiras. Seu papel é estimular o diálogo entre as instituições para melhorar o mercado.

 

Autorregular

 

As regras do setor, são feitas e aperfeiçoadas pelo setor e para ele.

 

Ou seja, o setor se autorregula conforme a necessidade do mercado. Essas regras são monitoradas por várias ações da Área de Supervisão de Mercados.

 

Todas essas informações estão disponíveis neste PDF  elaborado pela própria ANBIMA.

 

Educar

 

Sabendo da importância do conhecimento, a Associação sabe que profissionais bem qualificados, fazem toda a diferença para o mercado.

 

Por esse motivo, oferece certificação e educação continuada tanto para quem trabalha na área, como para investidores, com ótimos conteúdos.

 

Certificações

 

Como uma das missões é educar, como vimos anteriormente, a Associação oferece certificações que no âmbito financeiro são muito valorizadas. Por isso, profissionais da área, agregam essas certificações a seus currículos.

 

AFINAL, O QUE É CERTIFICAÇÃO CPA 10?

 

CPA 10 (Certificação Profissional ANBIMA-Série 10), é a prova criada para que as instituições financeiras saibam que você tem conhecimento e qualificação para trabalhar no mercado financeiro.

 

Prospectando ou vendendo produtos de investimento diretamente ao investidor.

 

Trocando em miúdos, quem tem a certificação CPA 10 sabe o que faz no trabalho.

 

A certificação tem validade de cinco anos para quem tem vínculo empregatício com alguma instituição financeira. Já para aqueles que não trabalham na área a validade é de três anos.

 

Curiosidade: a primeira prova foi aplicada em novembro de 2003, embora sua origem tenha acontecido em 2002.

 

É uma prova extensa, contendo cinquenta questões, e o prazo para ser realizada é de duas horas. Achou fácil?

 

Para ser certificado, você precisa acertar no mínimo 70% da prova. Todas as informações para sua realização e documentos necessários, você encontra no site da ANBIMA.

 

 

Por que preciso da Certificação CPA 10?

 

AMBIMA CPA 10 - 3 Passos sobre a preparação para se certificar e um erro comum que você deve evitar

 

Se você pretende ingressar nessa área como profissional, ela é importante para seu currículo.

 

Uma vez que segundo a resolução CMN-Conselho Monetário Nacional n° 3158/2005 que também está na matéria da Exame  A importância das certificações CPA 10 e CPA 20 em tempos de crise” , é obrigatória a certificação financeira para trabalhar em Instituições Financeiras e entidades autorizadas a trabalhar no mercado financeiro pelo Banco Central do Brasil.

 

Então, essa é considerada uma condição necessária para quem quer entrar no mercado, ou fazer carreira como profissional do mercado bancário.

 

 

CPA 10 é um requisito obrigatório para pessoas capacitadas que trabalham com produtos de investimento, valores mobiliários e derivativos financeiros.

 

Quais os cargos de atuação após conseguir a certificação CPA 10?

 

 

 

AMBIMA CPA 10 - 3 Passos sobre a preparação para se certificar e um erro comum que você deve evitar

 

São muitos os cargos que tem a certificação CPA 10 como pré-requisito.

 

Vamos ver alguns deles:

 

• Gerente de Relacionamento

• Caixa

• Gerente Administrativo

• Gerente Geral

• Tesoureiro

• Coordenador Financeiro

• Assistente de Relacionamento.

 

Além das Instituições Financeiras e Cooperativas, você também poderá atuar nas corretoras, construtoras, e órgãos públicos como, prefeituras.

 

Agora que já te deixei por dentro do assunto, vamos ver quais são os passos para conseguir a certificação.

 

3 Passos para se certificar. ANBIMA CPA 10.

 

Nessa certificação os temas abordados são: Sistema Financeiro Nacional, Economia, Ética, Controle de Lavagem de Dinheiro, Princípios de Investimento, Produtos Financeiros e Fundos de Investimento.

 

Pensou que seria moleza? Se fosse, não seria uma certificação bem vista pelos bancos e exigida por eles, não é mesmo? Fique tranquilo. Vou te ajudar a conseguir sua certificação.

 

1 Trace um Objetivo

 

AMBIMA CPA 10 - 3 Passos sobre a preparação para se certificar e um erro comum que você deve evitar

 

Agende sua prova antes de começar a estudar. Dessa forma você cria um compromisso com você mesmo para cumprir. Quando você tem um objetivo a alcançar com a prova, consequentemente é mais fácil planejar os estudos.

 

Sabendo quando vai ser a avaliação, é mais fácil traçar um plano de estudo.

 

Assim você saberá quantas horas por dia e quantos dias será preciso para estudar.

 

É chato estudar? Se você não gosta, sim. Crie metas diárias, é uma ótima forma de atingir o objetivo estabelecido.

 

2 Plano de Estudo

 

AMBIMA CPA 10 - 3 Passos sobre a preparação para se certificar e um erro comum que você deve evitar

 

Como vimos no passo anterior, tenha metas e um plano de estudo. O ideal seria você dedicar de uma a duas horas por dia aos seus estudos. Principalmente se você trabalha no mínimo oito horas por dia.

 

Se você não se empenha e não destina um horário para seus estudos, com o cansaço da rotina do dia-dia é muito provável que você vá postergando seus estudos, e quando chega a hora, não estudou nada.

 

Então, tenha essas horas de estudo como parte da sua rotina. Afinal, não vai ser a vida toda que você vai se empenhar para esse propósito. Entretanto, esse propósito vai te levar para um patamar mais alto em sua carreira. No fim das contas, seu esforço vai valer a pena.

 

3 Foco

 

AMBIMA CPA 10 - 3 Passos sobre a preparação para se certificar e um erro comum que você deve evitar

 

Hoje em dia, perder o foco é a coisa mais fácil de acontecer, não é mesmo? Dar aquela olhadinha nas redes sociais, mesmo que você pense que, serão só por cinco minutos, você perde fácil uma hora navegando na internet.

 

Então a dica é: desligue seu aparelho celular, e qualquer outro meio de distração que vai atrapalhar no decorrer dos seus estudos.

 

Bônus

 

 

AMBIMA CPA 10 - 3 Passos sobre a preparação para se certificar e um erro comum que você deve evitar

Para ficar mais fácil, comece pelos assuntos que você domina menos, deixando os que você julga ter maior conhecimento para o final.

 

Agora vamos ver o erro mais comum que você deve evitar para conseguir sua certificação.

 

Estudar por um longo período, pode prejudicar seu desempenho. O ideal é que você estude de dez a quinze dias antes da prova.

 

Dessa maneira, o conteúdo ainda estará fresco em sua memória.

 

Ainda sobre os estudos, não complique na hora de estudar, escolher apostilas ou uma vídeo aula na qual o professor fala somente em termos técnicos, vai deixar seu estudo maçante e consequentemente você não irá absorver o conteúdo que precisa.

 

Descomplique.

 

Agora que você entendeu o erro mais comum cometido na hora de estudar para a prova da ANBIMA, considere fazer um curso preparatório, é menos maçante, a metodologia é diferenciada e testada.

 

Os assuntos abordados na avaliação, não devem ser um bicho-de-sete-cabeças se você já trabalha na área.

 

 

Afinal, a prova vai validar a sua aptidão e conhecimento no assunto.

 

 

Agora, se você ainda não trabalha na área, e tem a intenção de ingressar ou fazer carreira, estudar é o melhor caminho para conseguir a certificação.

 

 

Vamos rever as dicas para te ajudar a ser mais um membro do time de aprovados nessa certificação:

 

• Traçar um objetivo para seus estudos, é a melhor forma de conseguir atingir seu propósito. É um compromisso que você assume consigo mesmo. Sabendo quando vai ser a prova, é possível otimizar seu tempo e planejar melhor seus estudos.

 

• Estabeleça um plano de estudos, de forma que não fique maçante. Considere que você já trabalha e sua mente, já está cansada. Então, estude de uma a duas horas por dia, como já vimos aqui. No máximo uns quinze dias antes da prova. Outro ponto que falamos aqui também é começar pelos assuntos que você não domina tão bem, e deixe os que você já tem algum conhecimento por último.

 

• Foco. Mantenha seu foco desligando seu celular e se afastando de possíveis distrações enquanto estuda. São só por duas horas que você estará offline, depois disso, sua vida virtual estará lá te esperando para continuar a interação. Vida que segue.

 

O que não fazer para conseguir sua certificação

 

 

Estudar por um tempo muito longo. De nada adianta começar a estudar seis meses antes da prova, aquele assunto que você não domina tanto assim, ao longo desse tempo você se esquecerá de detalhes importantes.

 

Alie a apostila às aulas online e simulados para testar seus conhecimentos.

 

Conclusão

 

 

Todo o esforço é válido para que sua carreira profissional cresça. Se você que está lendo agora, está fazendo a certificação por exigência do seu trabalho, encare como um investimento.

 

Você pode receber uma promoção através dessa certificação.
Além de se destacar dos outros profissionais da mesma área.

 

Encare com bom humor e como uma oportunidade melhor dentro do seu trabalho, e tente visualizar sua vida profissional com mais possibilidades de conquistas através dessa certificação.

 

Considerações finais.

 

• A inscrição é feita no site oficial da ANBIMA www.anbima.com.br na aba educar.

• Após a confirmação do pagamento via boleto bancário, é aberto o calendário para agendar o exame.

• Existe um limite de pessoas por sala para a prova. Atenção aos dias, horários e locais disponíveis.

• As provas são aplicadas de segunda a sexta-feira em horário comercial.

• Chegue com antecedência ao local da prova.
Passei na prova, e agora?

• Com o certificado em mãos, cadastre seu currículo nos sites das instituições que você tem interesse em trabalhar.

• Tenha um currículo cadastrado e sempre atualizado no Linkedin

• E uma última dica: se for entregar seu currículo pessoalmente, vá vestido adequadamente, se informe sobre a instituição na qual vai se candidatar a vaga, e entregue seu currículo na mão do responsável pela instituição. Nunca se sabe se a sua entrevista vai acontecer ali, naquele momento, não é mesmo?

 

 

Vou ficando por aqui, e te desejo uma ótima prova!

 

Gostou do artigo? Compartilhe com outros profissionais que precisam da certificação! Comente aqui, se você já fez a prova, como foi sua experiência, se passou ou não, e quais as dicas e dificuldades que você pode dividir com a gente.
Se você quer saber mais sobre como sair das dívidas e ter sucesso em seus investimentos? Acesse esse link.

Summary
AMBIMA CPA 10 - 3 Passos sobre a preparação para se certificar e um erro comum que você deve evitar
Article Name
AMBIMA CPA 10 - 3 Passos sobre a preparação para se certificar e um erro comum que você deve evitar
Description
Você trabalha em uma instituição financeira, ou quer ser um profissional bem-sucedido? Então, não fique de fora, e obtenha a certificação ANBIMA CPA 10 e deixe seu currículo mais atrativo. Saiba aqui 3 passos para você se preparar para a prova.
Author
Publisher Name
Academia do Dinheiro
Publisher Logo

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

37 − 33 =